APRESENTAÇÃO

Seja Bem vindo! Aqui você encontrará um blog destinado aqueles viajantes que gostam ou gostariam de montar sua própria viagem. Além de dicas de planejamentos e relatos com gastronomia, hotéis, transportes, atrações turísticas, fotos, cuidados especiais e etc...sobre variados destinos.


sexta-feira, 19 de agosto de 2011

Split

Peguei um voo da Easy Jet direto de Amsterdam e pousei no aeroporto de Split, na Croácia.
Um simpático senhor me aguardava e falava um inglês modesto mas compreensível.
Diz o ditado que a primeira impressão é a que conta e dessa vez não foi diferente. Aquele senhor era o exemplo do povo croata. Simpáticos e em fase de preparação para o turismo internacional.

Cheguei no hotel Guesthouse Vrlic, que na verdade está mais para quarto alugado do que propriamente um hotel, e a simpática proprietária nos mostrou o espaçoso quarto, que era razoável para ruim, mas como seria apenas uma noite, não foi nenhum sacrifício.
O "hotel" era muito bem localizado, a poucos metros do Palácio Diocleciano (principal atração) e do porto, de onde eu partiria, para a ilha de Hvar no dia seguinte.
No caminho já consegui uma casa de câmbio que pagava 7,37 Kunas por Euro. No porto o câmbio estava em 7,17 Kunas por Euro. No comércio em geral, é normal a conta ser simplificada fazendo 7 Kunas por 1 Euro.

200 Kunas = +- 28 Euros

Seguindo a rua Drziceva (do hotel e da casa de câmbio) dei de cara com o porto da cidade e com o Palácio Diocleciano a logo atrás.

Porto de Split
O belo porto impressionou. Com restaurantes nas margens do mar adriático e nas portas do Palácio, a parada para um almoço foi obrigatória.

Porto de Split, agora com vista para o Mar Adriático
Sentado no bom restaurante Luna, comendo scampi com um peixe grelhado, senti uma atmosfera italiana no ar. Não pela comida mas sim pelo jeito dos croatas da cidade. Andei lendo que, no litoral, a língua croata ganha um sotaque italiano e, mesmo sendo complicado entender o que eles dizem, percebi que era verdade.

1° prato na Croácia: lagostim com peixe grelhado

Saindo do restaurante, entrei no Palácio Diocleciano pelo Portão de Latão. O Palácio de cara apresenta uma praça em frente a bela Catedral de São Dônio.

Catedral São Dônio
O Palácio foi moradia do Imperador Romano Diocleciano quando se retirou da vida pública e hoje, restaurantes e comércios estão instalados no seu interior. Ruelas pequenas que desembocam em medianas praças, são as atrações do Palácio.


O Portão de Ouro, voltado para o centro da cidade, é imponente e digno de ser visto.

Portão de Ouro
Escultura na entrada do Portão de Ouro
Voltei para jantar por volta do Palácio. Saindo pelo Portão de Ferro, cruzando a Praça do Povo, cheguei a Marmontova. Essa rua é super movimentada no verão mas não tem nada demais.
Subindo alguns metros entrei a esquerda na Tociceva. No final a esquerda tem a famosa e excelente Pizzaria Galija. Um ótima pizza com um atendimento fraco.

Pizzaria Galija
Voltei passeando pelo porto e acabei entrando de novo no Palácio Diocleciano. Para minha surpresa estava rolando um showzinho de graça, em frente a Catedral São Dônio. Registro abaixo:


No dia seguinte teria que acordar cedo para comprar o ticket do ferryboat para Hvar, pois eles só vendem para o mesmo dia, mostrando que a Croácia não está ainda totalmente preparada para o turismo.
Split não é nada demais, apesar de eu achar que mereça a visita de um dia. Não tive tempo de visitar algumas praias que alguns blogs elogiaram. Entrou no roteiro por ser a cidade mais próxima da ilha Hvar e por ter uma atração, o Palácio Diocleciano, que acho que vale a pena conhecer, apesar de poder ser vista em poucas horas.

2 comentários:

  1. Já dá para comprar os tickets para o ferry pelo site da Jadrolinija, só é preciso ir no quiosque para trocar pela passagem.
    Fiz quase o seu roteiro todo em Hvar, Dubrovnik e Split em agosto de 2014
    Parabéns pelo site

    ResponderExcluir
  2. Show! Bom saber que deram um passo a frente em um lugar tão bom pro turismo! Obrigado pela informação!
    Que bom que curtiu o roteiro! Bjs

    ResponderExcluir

Deixe aqui sua critica, sugestão, pergunta ou experiências.