APRESENTAÇÃO

Seja Bem vindo! Aqui você encontrará um blog destinado aqueles viajantes que gostam ou gostariam de montar sua própria viagem. Além de dicas de planejamentos e relatos com gastronomia, hotéis, transportes, atrações turísticas, fotos, cuidados especiais e etc...sobre variados destinos.


sábado, 26 de maio de 2012

Bruxelas




Bruxelas, capital da Bélgica e da cerveja, é uma cidade, relativamente pequena e muito interessante. Minha chegada foi via Paris, de trem e tinha 3 noites, sendo que um dia iria visitar Bruges no esquema bate e volta.







 Fiquei no Novotel Brussels off Grand´ Place e super indico. 

O hotel fica em uma praça colada com a Grand Place, principal ponto turístico de Bruxelas , 50 metros da Gare Central (não é a Gare que chega o trem de Paris: Gare du Midi, 10min de táxi para o hotel) e na cara da Galeria Saint-Hubert.

Gallerie Saint-Hubert
Após um rápido check in, fui em direção a galeria, visita-la e encontrar um bom lugar para almoçar.
A galeria ocupa dois quarteirões e no meio delas a Rue des Bouchers: Uma rua lotada de restaurantes com mesas do lado de fora. Lá, os garçons vão até a rua tentar atrair o freguês. Confesso que não sou muito fã desse esquema "turistada", com todos os restaurantes muito parecidos e a comida sem muita personalidade mas sempre dá para encontrar uma boa opção e como o objetivo era matar a fome e começar a visitar a cidade o mais rapidamente possível, encontrei o famoso Leon de Bruxelles. Moules (ostras) e Frites (batata frita) são um dos pratos típicos de Bruxelas mas preferi explorar outras opções.

Rue des Bouchers: Restaurantes com mesas na rua.
Após almoço, segui para a Grand Place. É sem dúvida, na minha opinião, a praça mais bonita da europa.

Grand Place: As fotos não passam a beleza da praça.
Pena que o dia não estava ajudando, tudo cinza no céu, o que parece ser normal por aqui. A praça tem vários edifícios maravilhosos, entre eles: Hotel de Ville, Maison des Ducs de Brabant, Maison du Roi e etc..


Vale a pena visitar de dia e de noite . 

Grand Place a noite.
Saindo da praça, fui em direção ao tão falado Manneken Pills, a estátua do garotinho fazendo xixi. Uma decepção! A estátua é ridicularmente pequena e fica cercada de grades. Uma galera em volta tentando tirar foto, o que dificulta mais ainda a própria foto pois a mesma fica numa altura pequena do chão.

Foto do Manneken. Decepção!
O mais interessante foram as duas lojas na frente da estátua : Godiva (chocolate maravilhoso) e a loja no estilo 2 em 1:  250 Beers of world / La Belgique Gourmande. Essa última, com uma variação gigante de cervejas, oferece até algumas já geladas para degustação, imperdível.

Loja 2 em 1: Cervejas de um lado e doces do outro.
Continuei o dia seguindo para a parte alta da cidade, passando pela Place du Grand Sablon e a igreja Notre-Dame du sablon. 

Igreja Notre-Dame du Sablon
Cheguei no bonito parque Petit Sablon, em frente a igreja. 

Parc Petit Sablon
No caminho do Parc de Bruxeles, encontrei a Place Royale e logo em seguida o lindo Jardin du Mont des Arts.

Jardin du Mont des Arts com pico do Hotel de Ville ao fundo.
Jantei em um excelente restaurante (dica do hotel) Rotisserie Vicent, Rue des Dominicains (um transversal a Rue des Bouchers citada acima: www.restaurantvicent.com). Lá experimentei uma palheta de cordeiro sensacional.

Palheta de cordeiro do Vicent.
Dia seguinte fui de metro até o Bruparck. Um parque temático onde a grande atração, além de ver de perto o Atomium, é a Mini-Europe. Um passeio por réplicas miniaturas das cidades da europa. Interessante, se tiver tempo vale a pena.

Sacre-couer miniatura.
Atomium visto da Mini Europe
Na volta, parei para almoçar na charmosa Place Saint-Catherine. Antigo mercado de peixe, agora o canal é cercado de restaurantes de frutos do mar, em frente a igreja de Saint Catherine.

Place St Catherine: Restaurante de peixes beirando o canal com a igreja ao fundo.
Vale muito a pena um almoço por aqui. 

Menu de um dos restaurantes do mercado de peixe
Carpaccio de salmão com vinho branco.
Na volta passei na igreja Saints Michel et Gudule, muito próxima ao hotel.


A noite escolhi um restaurante italiano, na Rue Kaasmarkt, de onde é possível ver o Hotel de Ville e curtir o intenso movimento da rua com direito a música italiana na calçada.
Dia seguinte Bruges foi o destino. Da Gare Central, 50m do hotel, partia o trem de 1 hora que me levou a imperdível cidade, que mereceu um post próprio.
A noite, de volta de Bruges, fui comemorar meu aniversário de casamento no sensacional restaurante Bleu de Toi. Dica de um blog que visitei :  Rue Cellebroersstraat, 73. Fica a uns 4 quarteirões do Novotel mas não é tão movimentado o caminho e a cara do restaurante engana pois por fora parece ser simples e feio mas por dentro é show . Não reservei e por isso quase não consegui mesa. Quando a recepcionista descobriu que éramos brasileiros, chamou uma das Chefs que era brasileira e aí foi a senha para o sucesso.
Ela nos colocou no segundo andar, um ambiente romântico, com uma música ao fundo e nos orientou no pedido. A comida é maravilhosa. Fiquei na lagosta enquanto minha esposa se deliciou com camarão ao curry.
















 



















A gastronomia de Bruxelas provou que não é só Moules com Frites, basta procurar que se come muito bem. Já a cerveja.....maravilhosa, como esperava. Algumas que provei: Westmale, Trapist Rochefort, Karmelief, Leffe, Chimay entre outras.

Um comentário:

  1. gostei muito do seu post: engraçado, passa bem as dicas de forma suscinta, fotos na medida certa, ótimo texto! Parabéns

    ResponderExcluir

Deixe aqui sua critica, sugestão, pergunta ou experiências.